Série Não preciso de igreja! Será? Igreja: A noiva de Cristo

A NOIVA: Apocalipse 19:7-8

Ap 19:7 Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Ap 19:8 Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro”. O linho fino são os atos justos dos santos.

 

o Homem = Noiva? É difícil de entender. Dificuldades de preparar esta Ministração.

Homens = Churrasco, Pesca, Exército, Armas, Escudos, Carros… e não vestido de noiva.

Mulher = Noiva, portanto, mais facilmente compreensível do que pra nós os homens.

Face a tal dificuldade, precisaremos primeiro aprender sobre a Noiva. Entrevista com a Noiva.

 

QUAL É A VISÃO DE UMA MULHER?

Entrevistei uma Noiva e ela comentou a respeito de seu noivo:

  • Quando começou a namorar, só pensava como seria o seu novo nome, e escrevia várias vezes no papel a assinatura de casada.
  • Ficava ansiosa pra encontrar o noivo e passarem um tempo juntos.
  • Gostava de estar junto com noivo pra poder lhe contar como foi o seu dia, os seus sonhos e planos.
  • Gostava de presentear o noivo com perfumes, camisetas e outros mimos.
  • Uma coisa que irritava as amigas da noiva era o fato dela dizer o nome do noivo, dando exemplos em tudo o que conversavam. Elas achavam isso chato.
  • Quando a convidavam para uma festa, a noiva dizia que só iria se o noivo fosse junto.
  • Começou a preparar o corpo para que pudesse caber num vestido bonito.
  • Se preocupava em preparar a lista de convidados, em que local seria o casamento e quem faria o casamento.
  • Passou mal de tanta ansiedade para que chegasse logo o dia do casamento. Tomou muito chá de cidreira pra se acalmar e hoje odeia chá de cidreira.
  • O cabelo dele era incrível. Parecia o encantado do Shrek. O príncipe veio num fusca branco. Inclusive tive que empurrar o fusca muitas vezes, pois ele não pegava.
  • Achava o noivo lindo e inteligente. Explosivo, mas carinhoso. O noivo sabia dizer as palavras certas na hora certa.
  • O noivo sempre embarcou nos sonhos dela e dizia: Estou junto com você! Nós vamos conseguir realizar!
  • O noivo me trata como uma princesa. Cuida mim, enxuga minhas lágrimas, ri comigo, sabe das coisas que eu gosto: comida, bebida, roupas.
  • Por mais feia que eu me veja, o noivo sempre me vê linda.
  • O noivo faz minha sobrancelha, penteia meu cabelo, faz chapinha em mim.
  • Eu tinha medo de que o noivo pudesse mudar de comportamento depois do casamento, estragando o relacionamento gostoso que nós tínhamos no início.
  • Gosto de retribuí-lo fazendo a comida preferida dele, estando junto sempre que possível, elogiando, ajudando mesmo que ele não precise de ajuda, conversando.
  • Gostaria de viajar mais com o noivo, sair mais pra fazer pequenas coisas como tomar um sorvete a sós, caminhar no bosque maia.
  • Pretendo passar até o ultimo minuto de vida ao lado do esposo.
  • Depois de muitos anos de convivência, tudo o que conquistamos é nosso. Não há o individualismo.

Então é isto que significa ser noiva?

Maridos/Noivos: Reserve um tempo para aprender com a sua esposa! Ela sabe mais do que você imagina. Não a menospreze.

Apresentar a Noiva! Vocês querem conhecer a noiva da entrevista?

O NOIVO: Marcos 2:18-20

Mc 2:18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: “Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não? ”

Mc 2:19 Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo.

Mc 2:20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão.

 

Is 54:4 “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.

Is 54:5 Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

 

A NOIVA: Apocalipse 19:7-8

Ap 19:7 Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Ap 19:8 Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro”. O linho fino são os atos justos dos santos.

 

Onde o orgulho predomina, Jesus vem ensinar que precisamos mudar a nossa forma de pensar e agir para que possamos ser recebidos pelo Noivo.  Os Judeus oravam assim: Dou graças a Deus por não ter nascido gentio, nem escravo e nem mulher, “e nem Corintiano, nem Petista”. E parece que não mudou muito em relação a hoje em dia, pois a arrogância e obstinação de muitos crentes prevalecem até hoje.  Obstinação: Apego às próprias ideias.

Os costumes da época quanto ao casamento: (antes de falar sobre as 10 virgens)

  • O Desposório.O primeiro passo oficial ao casamento foi um compromisso assumido pelo casal (muitas vezes arranjado pelos pais) em que se prometeram um ao outro. Assim Maria foi desposada com José (Mateus 1:18).
  • Presentesforam dados à noiva e à sua família pelo noivo ou sua família (veja Gênesis 24:52-53). Esta prática é semelhante ao pagamento do dote em alguns países até os dias de hoje. Jacó serviu seu sogro durante sete anos para poder casar-se com Raquel (Gênesis 29:18-20).
  • Um Intervalo de Esperaantecedeu o casamento. Durante este tempo, era importantíssimo manter a pureza e que a noiva se preparasse para o seu noivo. Caso contrário, poderiam romper o relacionamento sem completar o processo do casamento (veja Mateus 1:18-19).
  • As Bodas ou Banquete Nupcialcomeçava quando o noivo chegou à casa da noiva para levá-la para sua casa. A noiva esperava a chegada dele, usando roupas e joias especiais, e era acompanhada pelas donzelas e por outros convidados. A festa das bodas tipicamente durava uma semana (veja Gênesis 29:21-23,27; Juízes 14:17; Mateus 25:1-13). A partir das bodas, os dois, agora uma só carne, morariam juntos.
  • As lâmpadas. Uma pessoa caminhando pelas ruas do Oriente à noite precisa carregar uma tocha acesa. Por isso as virgens se prepararam para se juntarem à procissão quando o noivo vinha se aproximando.

 

A PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS

Mt 25:1 “O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Mt 25:2 Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. Mt 25:3 As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo. Mt 25:4 As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias. Mt 25:5 O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. Mt 25:6 “À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo! ’ Mt 25:7 “Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. Mt 25:8 As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’. Mt 25:9 “Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. Mt 25:10 “E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. Mt 25:11 “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ’ Mt 25:12 “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço! ’ Mt 25:13 “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! ”

 

V1 – TODAS TINHAM LÂMPADAS

V2 – 5 ERAM INSENSATAS e 5 ERAM PRUDENTES

V3e4 – AS INSENSATAS NÃO LEVARAM AZEITE, AS PRUDENTES LEVARAM AZEITE NAS VAZILHAS

V5 – TODAS AS VIRGENS COCHILARAM E DORMIRAM

V6 – A MEIA NOITE OUVE-SE O GRITO: O NOIVO CHEGOU!

V7 – TODAS PREPARARAM AS SUAS LÂMPADAS

V8 – AS LÂMPADAS DAS INSENSATAS COMEÇAM A SE APAGAR

V9 – AS PRUDENTES NEGAM DAR O AZEITE ÀS LOUCAS – AP 18:22-24 – Jeremias 7:34.  (COMENTAR)

V10 –  AS LOUCAS SAEM PARA COMPRAR AZEITE E QUANDO VOLTAM O NOIVO NÃO AS RECEBE… e DIZ: MT 7:21-23 NÃO AS CONHEÇO.

Ap 18:23(BABILÔNIA) Nunca mais brilhará dentro de seus muros a luz da candeia. Nunca mais se ouvirá ali a voz do noivo e da noiva. Seus mercadores eram os grandes do mundo. Todas as nações foram seduzidas por suas feitiçarias.

****

Jer 7:34 E farei cessar nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz de esposo e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação.

****

Hb 12:12 Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Hb 12:13 “Façam caminhos retos para os seus pés”, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.

Hb 12:14 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hb 12:15 Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. Hb 12:16 Não haja nenhum imoral(devasso) ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.

Hb 12:17 Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.

 

O caso de Esaú: Não se tratava apenas de um prato de comida….tratava-se de CARÁTER.

Devasso:  adjetivo e substantivo masculino que ou quem é libertino, licencioso, indisciplinado.

Sinônimos de Devasso: bandalho, cínico, corrupto, cúpido, degenerado, depravado, desavergonhado, descarado, despudorado, desregrado, dissipado, dissoluto, imoral, impudico, inconveniente, indecente, indecoroso, lascivo, libertino, libidinoso, lúbrico, obsceno, perdido, pervertido, pornográfico, safado, sem-vergonha, sórdido, voluptuoso.

Profano:  adjetivo

1       que não pertence ao âmbito do sagrado

Ex.: coisas p.

2       que é estranho, que não pertence à religião

Ex.: elementos p. penetraram no santuário

3       que deturpa ou viola a santidade de coisas sagradas

Ex.: atitude p. diante da Bíblia

4       que não é religioso; leigo, temporal, secular

Ex.: instituição p.

5       que não tem finalidade religiosa; mundano

Exs.: música p.

 

E estamos falando de crentes… vejamos:

Mt 7:21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Mt 7:22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Mt 7:23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ ”

 

O QUE FAZER ENTÃO?

ARREPENDIMENTO = METANÓIA = MUDANÇA DE MENTE

ARREPENDIMENTO NÃO É AQUELE PESAR NO CORAÇÃO POR TER COMETIDO ALGO ERRADO. ISTO SE CHAMA REMORSO.  O Remorso vem antes do arrependimento, mas muitas vezes o arrependimento não acontece.

G03340 μετανοεω metanoeo (pronuncia: METANOÓ)
de 3326 e 3539; TDNT – 4:975,636; v
1) mudar a mente, i.e., arrepender-se
2) mudar a mente para melhor, emendar(corrigir, eliminar) de coração e com pesar os pecados passados

Colossenses 3:12-25

Cl 3:12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Cl 3:13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Cl 3:14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Cl 3:15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Cl 3:16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Cl 3:17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Cl 3:18 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.

Cl 3:19 Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.

Cl 3:20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.

Cl 3:21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.

Cl 3:22 Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.

Cl 3:23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

Cl 3:24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Cl 3:25 Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.

 

UMA ATITUDE PRÁTICA É RECONHECER O ERRO (E VOCÊ SABE ONDE ESTÁ ERRANDO) PEDINDO PRA DEUS ASSUMIR O CONTROLE DA SITUAÇÃO E DA SUA VIDA. CLAME AO SENHOR E PEÇA PRA ELE MUDAR A SUA MENTE. ESFORCE-SE, BUSQUE A TRANSFORMAÇÃO DE TODO O SEU CORAÇÃO.

 

 

CONCLUSÃO:

A IGREJA, QUE É A NOIVA DE CRISTO, DEVE SER:

VIRGEM, SEM MANCHAS; QUE NÃO TEM DO QUE SE ENVERGONHAR; SANTA, SEPARADA E PRAPARADA PARA QUALQUER SITUAÇÃO; DISPOSTA A RESOLVER CONFLITOS ENTRE IRMÃOS; QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE; QUE NÃO BUSCA SOMENTE OS SEUS INTERESSES, MAS O DE TODOS; CARINHOSA; RESPEITOSA; ESPLENDOROSA; QUE TEM PRAZER EM ESTAR PERTO DO NOIVO; QUE SAIBA OUVIR NÃO COMO RESPOSTA; QUE SAIBA ESPERAR…

E QUE NÃO QUEIRA IR PRO INFERNO!

 

Enilson Kaam